Os principais hábitos nocivos:
Pigarrear
O ato de pigarrear é um atrito entre as pregas vocais; este roçar forte e agressivo pode contribuir para o aparecimento de alterações nas pregas vocais, pois o atrito provoca irritação e descamação do tecido.
Falar muito
O excesso de fala, principalmente em emissão continuada é prejudicial para a laringe, pois submete o aparelho vocal a um esforço prolongado; nessas situações, o risco de se desenvolver uma lesão é também maior. Quando o uso continuado de fala ou canto se fizer necessário, procure, em seguida, descansar a voz pelo mesmo período.
Falar cochichando ou sussurrando
Embora, aparentemente, cochichar ou sussurrar possa sugerir relaxamento das pregas vocais, na verdade este é um ato de extrema força que pode, até mesmo, ser mais lesivo que falar com a sonoridade habitual.
Gritar
Falar em voz muito forte ou gritar é utilizar a laringe em sua força máxima; evidentemente, o desgaste é maior e bem mais rápido nessas situações, cansando a voz rapidamente e aumentando o risco do aparecimento de lesões na superfície das pregas vocais, ou até mesmo de hemorragias submucosas. Os gritos devem ficar restritos à situações absolutamente necessárias.
Realizar competição sonora
Falar em locais barulhentos constitui competição sonora, ou seja, você tende a elevar o volume de voz num esforço para se comunicar, na tentativa reflexa de vencer o ruído do fundo; o pior de tudo é que você geralmente nem percebe o quanto está se esforçando.
Falar fora de sua freqüência habitual
Todos apresentamos uma freqüência de voz que nos identifica e que é chamada de freqüência habitual. Enquanto falamos ou cantamos estamos constantemente variando a freqüência de nossa emissão, porém existe um valor médio onde nossa voz se situa. Alguns cantores tendem a usar a freqüência do canto (geralmente mais aguda) na própria fala, o que representará um abuso vocal, além de soar artificial. Procure usar sua voz, do modo mais natural possível, fora das apresentações.
Imitar sons, vozes e ruídos
Alguns cantores, pelo controle vocal desenvolvido, ou mesmo por dom, apresentam facilidade de imitar sons, vozes de outras pessoas e ruídos. É muito difícil fazer essas manobras e ruídos vocais sem lesar o aparelho fonador, o que determina que a maioria dos imitadores fiquem com sensação de ardor e irritação após acabar suas imitações. Desta forma, se você não tem certeza de que consegue fazer imitações sem se prejudicar, evite-as.
Ingerir cafeína em excesso
A cafeína é encontrada no café, nos chás de ervas e também em refrigerantes dietéticos; além de estimulante, a cafeína favorece o refluxo gastroesofágico, ou seja, o líquido ácido do estômago vem em forma de jato, como uma azia, para na boca, podendo ser desviado para a laringe. O refluxo, por sua composição química, é extremamente irritante para as sensíveis mucosas da laringe. Se você tem o hábito de cafezinhos freqüentes, use o descafeinado.
Ambientes secos
A redução da umidade do ar causa o ressecamento do trato vocal, induzindo uma produção de voz com esforço e tensão. É como se um sistema mecânico altamente potente tivesse que funcionar sem lubrificação de seus componentes. Se sua permanência em locais com ambiente seco (por exemplo, ao viajar para cidades cuja umidade relativa do ar é pequena, ambientes com ar condicionado etc.) for inevitável, procure se hidratar tomando vários copos com água em temperatura ambiente.
Descanso inadequado
Cantar é um ato de extremo gasto energético e os cantores chegam até mesmo a perder peso durante as apresentações. A energia da laringe é recuperada através do descanso, mais especificamente através do sono. A voz nunca está boa depois de uma noite maldormida. A laringe recarrega sua energia principalmente através do descanso. Programe-se para dormir o suficiente.
Estresse
Um certo estresse é positivo para o canto, pois estresse nada mais significa do que mobilização de energia; porém, o estresse excessivo é negativo (conhecido tecnicamente por distresse) e prejudica a emissão, o que se observa através de cansaço vocal, falta de resistência, rouquidão e - ar na voz -; também pode ocorrer perda de notas da tessitura.
Fumo
É de conhecimento comum que o fumo é altamente nocivo para a laringe, principalmente para cantores. Entre tantos outros efeitos, o fumo causa irritação direta no trato vocal, pigarro, inflamação da região laríngea, tosse e aumento da secreção viscosa. Lembre-se de que existe uma alta correlação entre o tabagismo e o desenvolvimento do câncer, particularmente na laringe e nos pulmões. Aconselhamos os cantores a abandonarem este hábito, considerando não só a saúde vocal, mas a qualidade de vida como um todo.
Álcool
Os líquidos não passam pela laringe, mas o álcool, principalmente os destilados (pinga, vodca e uísque), estão intimamente associados ao desenvolvimento do câncer. O consumo freqüente de bebidas alcoólicas provoca edema, inchaço das pregas vocais e irritação de toda laringe. O álcool fermentado (vinho e cerveja) é o menos irritante. Evite beber antes de cantar. Abandone o mito de que um conhaque antes de cantar melhora a voz.
Mudanças constantes de professor de canto
É sempre importante freqüentar aulas de canto, mesmo se você já se considera um cantor pronto e formado. Nós não nos ouvimos como os outros nos ouvem e, além de toda a instrução técnica do professor de canto, ele representa um ouvido exterior confiável para lhe oferecer uma avaliação de como anda realmente a sua voz. Faça aulas periódicas e, principalmente, procure não ficar mudando de professor o tempo todo, em busca de progressos rápidos e espetaculares. Os professores usam recursos diferentes e mudar constantemente de linha de aprendizado pode prejudicar a voz. A construção de uma voz cantada é um processo de desenvolvimento lento que exige paciência e dedicação.
Pigarrear
O ato de pigarrear é um atrito entre as pregas vocais; este roçar forte e agressivo pode contribuir para o aparecimento de alterações nas pregas vocais, pois o atrito provoca irritação e descamação do tecido.
Falar muito
O excesso de fala, principalmente em emissão continuada é prejudicial para a laringe, pois submete o aparelho vocal a um esforço prolongado; nessas situações, o risco de se desenvolver uma lesão é também maior. Quando o uso continuado de fala ou canto se fizer necessário, procure, em seguida, descansar a voz pelo mesmo período.
Falar cochichando ou sussurrando
Embora, aparentemente, cochichar ou sussurrar possa sugerir relaxamento das pregas vocais, na verdade este é um ato de extrema força que pode, até mesmo, ser mais lesivo que falar com a sonoridade habitual.
Gritar
Falar em voz muito forte ou gritar é utilizar a laringe em sua força máxima; evidentemente, o desgaste é maior e bem mais rápido nessas situações, cansando a voz rapidamente e aumentando o risco do aparecimento de lesões na superfície das pregas vocais, ou até mesmo de hemorragias submucosas. Os gritos devem ficar restritos à situações absolutamente necessárias.
Realizar competição sonora
Falar em locais barulhentos constitui competição sonora, ou seja, você tende a elevar o volume de voz num esforço para se comunicar, na tentativa reflexa de vencer o ruído do fundo; o pior de tudo é que você geralmente nem percebe o quanto está se esforçando.
Falar fora de sua freqüência habitual
Todos apresentamos uma freqüência de voz que nos identifica e que é chamada de freqüência habitual. Enquanto falamos ou cantamos estamos constantemente variando a freqüência de nossa emissão, porém existe um valor médio onde nossa voz se situa. Alguns cantores tendem a usar a freqüência do canto (geralmente mais aguda) na própria fala, o que representará um abuso vocal, além de soar artificial. Procure usar sua voz, do modo mais natural possível, fora das apresentações.
Imitar sons, vozes e ruídos
Alguns cantores, pelo controle vocal desenvolvido, ou mesmo por dom, apresentam facilidade de imitar sons, vozes de outras pessoas e ruídos. É muito difícil fazer essas manobras e ruídos vocais sem lesar o aparelho fonador, o que determina que a maioria dos imitadores fiquem com sensação de ardor e irritação após acabar suas imitações. Desta forma, se você não tem certeza de que consegue fazer imitações sem se prejudicar, evite-as.
Ingerir cafeína em excesso
A cafeína é encontrada no café, nos chás de ervas e também em refrigerantes dietéticos; além de estimulante, a cafeína favorece o refluxo gastroesofágico, ou seja, o líquido ácido do estômago vem em forma de jato, como uma azia, para na boca, podendo ser desviado para a laringe. O refluxo, por sua composição química, é extremamente irritante para as sensíveis mucosas da laringe. Se você tem o hábito de cafezinhos freqüentes, use o descafeinado.
Ambientes secos
A redução da umidade do ar causa o ressecamento do trato vocal, induzindo uma produção de voz com esforço e tensão. É como se um sistema mecânico altamente potente tivesse que funcionar sem lubrificação de seus componentes. Se sua permanência em locais com ambiente seco (por exemplo, ao viajar para cidades cuja umidade relativa do ar é pequena, ambientes com ar condicionado etc.) for inevitável, procure se hidratar tomando vários copos com água em temperatura ambiente.
Descanso inadequado
Cantar é um ato de extremo gasto energético e os cantores chegam até mesmo a perder peso durante as apresentações. A energia da laringe é recuperada através do descanso, mais especificamente através do sono. A voz nunca está boa depois de uma noite maldormida. A laringe recarrega sua energia principalmente através do descanso. Programe-se para dormir o suficiente.
Estresse
Um certo estresse é positivo para o canto, pois estresse nada mais significa do que mobilização de energia; porém, o estresse excessivo é negativo (conhecido tecnicamente por distresse) e prejudica a emissão, o que se observa através de cansaço vocal, falta de resistência, rouquidão e - ar na voz -; também pode ocorrer perda de notas da tessitura.
Fumo
É de conhecimento comum que o fumo é altamente nocivo para a laringe, principalmente para cantores. Entre tantos outros efeitos, o fumo causa irritação direta no trato vocal, pigarro, inflamação da região laríngea, tosse e aumento da secreção viscosa. Lembre-se de que existe uma alta correlação entre o tabagismo e o desenvolvimento do câncer, particularmente na laringe e nos pulmões. Aconselhamos os cantores a abandonarem este hábito, considerando não só a saúde vocal, mas a qualidade de vida como um todo.
Álcool
Os líquidos não passam pela laringe, mas o álcool, principalmente os destilados (pinga, vodca e uísque), estão intimamente associados ao desenvolvimento do câncer. O consumo freqüente de bebidas alcoólicas provoca edema, inchaço das pregas vocais e irritação de toda laringe. O álcool fermentado (vinho e cerveja) é o menos irritante. Evite beber antes de cantar. Abandone o mito de que um conhaque antes de cantar melhora a voz.
Mudanças constantes de professor de canto
É sempre importante freqüentar aulas de canto, mesmo se você já se considera um cantor pronto e formado. Nós não nos ouvimos como os outros nos ouvem e, além de toda a instrução técnica do professor de canto, ele representa um ouvido exterior confiável para lhe oferecer uma avaliação de como anda realmente a sua voz. Faça aulas periódicas e, principalmente, procure não ficar mudando de professor o tempo todo, em busca de progressos rápidos e espetaculares. Os professores usam recursos diferentes e mudar constantemente de linha de aprendizado pode prejudicar a voz. A construção de uma voz cantada é um processo de desenvolvimento lento que exige paciência e dedicação.
Os principais hábitos nocivos:
Pigarrear
O ato de pigarrear é um atrito entre as pregas vocais; este roçar forte e agressivo pode contribuir para o aparecimento de alterações nas pregas vocais, pois o atrito provoca irritação e descamação do tecido.
Falar muito
O excesso de fala, principalmente em emissão continuada é prejudicial para a laringe, pois submete o aparelho vocal a um esforço prolongado; nessas situações, o risco de se desenvolver uma lesão é também maior. Quando o uso continuado de fala ou canto se fizer necessário, procure, em seguida, descansar a voz pelo mesmo período.
Falar cochichando ou sussurrando
Embora, aparentemente, cochichar ou sussurrar possa sugerir relaxamento das pregas vocais, na verdade este é um ato de extrema força que pode, até mesmo, ser mais lesivo que falar com a sonoridade habitual.
Gritar
Falar em voz muito forte ou gritar é utilizar a laringe em sua força máxima; evidentemente, o desgaste é maior e bem mais rápido nessas situações, cansando a voz rapidamente e aumentando o risco do aparecimento de lesões na superfície das pregas vocais, ou até mesmo de hemorragias submucosas. Os gritos devem ficar restritos à situações absolutamente necessárias.
Realizar competição sonora
Falar em locais barulhentos constitui competição sonora, ou seja, você tende a elevar o volume de voz num esforço para se comunicar, na tentativa reflexa de vencer o ruído do fundo; o pior de tudo é que você geralmente nem percebe o quanto está se esforçando.
Falar fora de sua freqüência habitual
Todos apresentamos uma freqüência de voz que nos identifica e que é chamada de freqüência habitual. Enquanto falamos ou cantamos estamos constantemente variando a freqüência de nossa emissão, porém existe um valor médio onde nossa voz se situa. Alguns cantores tendem a usar a freqüência do canto (geralmente mais aguda) na própria fala, o que representará um abuso vocal, além de soar artificial. Procure usar sua voz, do modo mais natural possível, fora das apresentações.
Imitar sons, vozes e ruídos
Alguns cantores, pelo controle vocal desenvolvido, ou mesmo por dom, apresentam facilidade de imitar sons, vozes de outras pessoas e ruídos. É muito difícil fazer essas manobras e ruídos vocais sem lesar o aparelho fonador, o que determina que a maioria dos imitadores fiquem com sensação de ardor e irritação após acabar suas imitações. Desta forma, se você não tem certeza de que consegue fazer imitações sem se prejudicar, evite-as.
Ingerir cafeína em excesso
A cafeína é encontrada no café, nos chás de ervas e também em refrigerantes dietéticos; além de estimulante, a cafeína favorece o refluxo gastroesofágico, ou seja, o líquido ácido do estômago vem em forma de jato, como uma azia, para na boca, podendo ser desviado para a laringe. O refluxo, por sua composição química, é extremamente irritante para as sensíveis mucosas da laringe. Se você tem o hábito de cafezinhos freqüentes, use o descafeinado.
Ambientes secos
A redução da umidade do ar causa o ressecamento do trato vocal, induzindo uma produção de voz com esforço e tensão. É como se um sistema mecânico altamente potente tivesse que funcionar sem lubrificação de seus componentes. Se sua permanência em locais com ambiente seco (por exemplo, ao viajar para cidades cuja umidade relativa do ar é pequena, ambientes com ar condicionado etc.) for inevitável, procure se hidratar tomando vários copos com água em temperatura ambiente.
Descanso inadequado
Cantar é um ato de extremo gasto energético e os cantores chegam até mesmo a perder peso durante as apresentações. A energia da laringe é recuperada através do descanso, mais especificamente através do sono. A voz nunca está boa depois de uma noite maldormida. A laringe recarrega sua energia principalmente através do descanso. Programe-se para dormir o suficiente.
Estresse
Um certo estresse é positivo para o canto, pois estresse nada mais significa do que mobilização de energia; porém, o estresse excessivo é negativo (conhecido tecnicamente por distresse) e prejudica a emissão, o que se observa através de cansaço vocal, falta de resistência, rouquidão e - ar na voz -; também pode ocorrer perda de notas da tessitura.
Fumo
É de conhecimento comum que o fumo é altamente nocivo para a laringe, principalmente para cantores. Entre tantos outros efeitos, o fumo causa irritação direta no trato vocal, pigarro, inflamação da região laríngea, tosse e aumento da secreção viscosa. Lembre-se de que existe uma alta correlação entre o tabagismo e o desenvolvimento do câncer, particularmente na laringe e nos pulmões. Aconselhamos os cantores a abandonarem este hábito, considerando não só a saúde vocal, mas a qualidade de vida como um todo.
Álcool
Os líquidos não passam pela laringe, mas o álcool, principalmente os destilados (pinga, vodca e uísque), estão intimamente associados ao desenvolvimento do câncer. O consumo freqüente de bebidas alcoólicas provoca edema, inchaço das pregas vocais e irritação de toda laringe. O álcool fermentado (vinho e cerveja) é o menos irritante. Evite beber antes de cantar. Abandone o mito de que um conhaque antes de cantar melhora a voz.
Mudanças constantes de professor de canto
É sempre importante freqüentar aulas de canto, mesmo se você já se considera um cantor pronto e formado. Nós não nos ouvimos como os outros nos ouvem e, além de toda a instrução técnica do professor de canto, ele representa um ouvido exterior confiável para lhe oferecer uma avaliação de como anda realmente a sua voz. Faça aulas periódicas e, principalmente, procure não ficar mudando de professor o tempo todo, em busca de progressos rápidos e espetaculares. Os professores usam recursos diferentes e mudar constantemente de linha de aprendizado pode prejudicar a voz. A construção de uma voz cantada é um processo de desenvolvimento lento que exige paciência e dedicação.
Os principais hábitos nocivos:
Pigarrear
O ato de pigarrear é um atrito entre as pregas vocais; este roçar forte e agressivo pode contribuir para o aparecimento de alterações nas pregas vocais, pois o atrito provoca irritação e descamação do tecido.
Falar muito
O excesso de fala, principalmente em emissão continuada é prejudicial para a laringe, pois submete o aparelho vocal a um esforço prolongado; nessas situações, o risco de se desenvolver uma lesão é também maior. Quando o uso continuado de fala ou canto se fizer necessário, procure, em seguida, descansar a voz pelo mesmo período.
Falar cochichando ou sussurrando
Embora, aparentemente, cochichar ou sussurrar possa sugerir relaxamento das pregas vocais, na verdade este é um ato de extrema força que pode, até mesmo, ser mais lesivo que falar com a sonoridade habitual.
Gritar
Falar em voz muito forte ou gritar é utilizar a laringe em sua força máxima; evidentemente, o desgaste é maior e bem mais rápido nessas situações, cansando a voz rapidamente e aumentando o risco do aparecimento de lesões na superfície das pregas vocais, ou até mesmo de hemorragias submucosas. Os gritos devem ficar restritos à situações absolutamente necessárias.
Realizar competição sonora
Falar em locais barulhentos constitui competição sonora, ou seja, você tende a elevar o volume de voz num esforço para se comunicar, na tentativa reflexa de vencer o ruído do fundo; o pior de tudo é que você geralmente nem percebe o quanto está se esforçando.
Falar fora de sua freqüência habitual
Todos apresentamos uma freqüência de voz que nos identifica e que é chamada de freqüência habitual. Enquanto falamos ou cantamos estamos constantemente variando a freqüência de nossa emissão, porém existe um valor médio onde nossa voz se situa. Alguns cantores tendem a usar a freqüência do canto (geralmente mais aguda) na própria fala, o que representará um abuso vocal, além de soar artificial. Procure usar sua voz, do modo mais natural possível, fora das apresentações.
Imitar sons, vozes e ruídos
Alguns cantores, pelo controle vocal desenvolvido, ou mesmo por dom, apresentam facilidade de imitar sons, vozes de outras pessoas e ruídos. É muito difícil fazer essas manobras e ruídos vocais sem lesar o aparelho fonador, o que determina que a maioria dos imitadores fiquem com sensação de ardor e irritação após acabar suas imitações. Desta forma, se você não tem certeza de que consegue fazer imitações sem se prejudicar, evite-as.
Ingerir cafeína em excesso
A cafeína é encontrada no café, nos chás de ervas e também em refrigerantes dietéticos; além de estimulante, a cafeína favorece o refluxo gastroesofágico, ou seja, o líquido ácido do estômago vem em forma de jato, como uma azia, para na boca, podendo ser desviado para a laringe. O refluxo, por sua composição química, é extremamente irritante para as sensíveis mucosas da laringe. Se você tem o hábito de cafezinhos freqüentes, use o descafeinado.
Ambientes secos
A redução da umidade do ar causa o ressecamento do trato vocal, induzindo uma produção de voz com esforço e tensão. É como se um sistema mecânico altamente potente tivesse que funcionar sem lubrificação de seus componentes. Se sua permanência em locais com ambiente seco (por exemplo, ao viajar para cidades cuja umidade relativa do ar é pequena, ambientes com ar condicionado etc.) for inevitável, procure se hidratar tomando vários copos com água em temperatura ambiente.
Descanso inadequado
Cantar é um ato de extremo gasto energético e os cantores chegam até mesmo a perder peso durante as apresentações. A energia da laringe é recuperada através do descanso, mais especificamente através do sono. A voz nunca está boa depois de uma noite maldormida. A laringe recarrega sua energia principalmente através do descanso. Programe-se para dormir o suficiente.
Estresse
Um certo estresse é positivo para o canto, pois estresse nada mais significa do que mobilização de energia; porém, o estresse excessivo é negativo (conhecido tecnicamente por distresse) e prejudica a emissão, o que se observa através de cansaço vocal, falta de resistência, rouquidão e - ar na voz -; também pode ocorrer perda de notas da tessitura.
Fumo
É de conhecimento comum que o fumo é altamente nocivo para a laringe, principalmente para cantores. Entre tantos outros efeitos, o fumo causa irritação direta no trato vocal, pigarro, inflamação da região laríngea, tosse e aumento da secreção viscosa. Lembre-se de que existe uma alta correlação entre o tabagismo e o desenvolvimento do câncer, particularmente na laringe e nos pulmões. Aconselhamos os cantores a abandonarem este hábito, considerando não só a saúde vocal, mas a qualidade de vida como um todo.
Álcool
Os líquidos não passam pela laringe, mas o álcool, principalmente os destilados (pinga, vodca e uísque), estão intimamente associados ao desenvolvimento do câncer. O consumo freqüente de bebidas alcoólicas provoca edema, inchaço das pregas vocais e irritação de toda laringe. O álcool fermentado (vinho e cerveja) é o menos irritante. Evite beber antes de cantar. Abandone o mito de que um conhaque antes de cantar melhora a voz.
Mudanças constantes de professor de canto
É sempre importante freqüentar aulas de canto, mesmo se você já se considera um cantor pronto e formado. Nós não nos ouvimos como os outros nos ouvem e, além de toda a instrução técnica do professor de canto, ele representa um ouvido exterior confiável para lhe oferecer uma avaliação de como anda realmente a sua voz. Faça aulas periódicas e, principalmente, procure não ficar mudando de professor o tempo todo, em busca de progressos rápidos e espetaculares. Os professores usam recursos diferentes e mudar constantemente de linha de aprendizado pode prejudicar a voz. A construção de uma voz cantada é um processo de desenvolvimento lento que exige paciência e dedicação.
CEV-Centro de Estudos da Voz
Pigarrear
O ato de pigarrear é um atrito entre as pregas vocais; este roçar forte e agressivo pode contribuir para o aparecimento de alterações nas pregas vocais, pois o atrito provoca irritação e descamação do tecido.
Falar muito
O excesso de fala, principalmente em emissão continuada é prejudicial para a laringe, pois submete o aparelho vocal a um esforço prolongado; nessas situações, o risco de se desenvolver uma lesão é também maior. Quando o uso continuado de fala ou canto se fizer necessário, procure, em seguida, descansar a voz pelo mesmo período.
Falar cochichando ou sussurrando
Embora, aparentemente, cochichar ou sussurrar possa sugerir relaxamento das pregas vocais, na verdade este é um ato de extrema força que pode, até mesmo, ser mais lesivo que falar com a sonoridade habitual.
Gritar
Falar em voz muito forte ou gritar é utilizar a laringe em sua força máxima; evidentemente, o desgaste é maior e bem mais rápido nessas situações, cansando a voz rapidamente e aumentando o risco do aparecimento de lesões na superfície das pregas vocais, ou até mesmo de hemorragias submucosas. Os gritos devem ficar restritos à situações absolutamente necessárias.
Realizar competição sonora
Falar em locais barulhentos constitui competição sonora, ou seja, você tende a elevar o volume de voz num esforço para se comunicar, na tentativa reflexa de vencer o ruído do fundo; o pior de tudo é que você geralmente nem percebe o quanto está se esforçando.
Falar fora de sua freqüência habitual
Todos apresentamos uma freqüência de voz que nos identifica e que é chamada de freqüência habitual. Enquanto falamos ou cantamos estamos constantemente variando a freqüência de nossa emissão, porém existe um valor médio onde nossa voz se situa. Alguns cantores tendem a usar a freqüência do canto (geralmente mais aguda) na própria fala, o que representará um abuso vocal, além de soar artificial. Procure usar sua voz, do modo mais natural possível, fora das apresentações.
Imitar sons, vozes e ruídos
Alguns cantores, pelo controle vocal desenvolvido, ou mesmo por dom, apresentam facilidade de imitar sons, vozes de outras pessoas e ruídos. É muito difícil fazer essas manobras e ruídos vocais sem lesar o aparelho fonador, o que determina que a maioria dos imitadores fiquem com sensação de ardor e irritação após acabar suas imitações. Desta forma, se você não tem certeza de que consegue fazer imitações sem se prejudicar, evite-as.
Ingerir cafeína em excesso
A cafeína é encontrada no café, nos chás de ervas e também em refrigerantes dietéticos; além de estimulante, a cafeína favorece o refluxo gastroesofágico, ou seja, o líquido ácido do estômago vem em forma de jato, como uma azia, para na boca, podendo ser desviado para a laringe. O refluxo, por sua composição química, é extremamente irritante para as sensíveis mucosas da laringe. Se você tem o hábito de cafezinhos freqüentes, use o descafeinado.
Ambientes secos
A redução da umidade do ar causa o ressecamento do trato vocal, induzindo uma produção de voz com esforço e tensão. É como se um sistema mecânico altamente potente tivesse que funcionar sem lubrificação de seus componentes. Se sua permanência em locais com ambiente seco (por exemplo, ao viajar para cidades cuja umidade relativa do ar é pequena, ambientes com ar condicionado etc.) for inevitável, procure se hidratar tomando vários copos com água em temperatura ambiente.
Descanso inadequado
Cantar é um ato de extremo gasto energético e os cantores chegam até mesmo a perder peso durante as apresentações. A energia da laringe é recuperada através do descanso, mais especificamente através do sono. A voz nunca está boa depois de uma noite maldormida. A laringe recarrega sua energia principalmente através do descanso. Programe-se para dormir o suficiente.
Estresse
Um certo estresse é positivo para o canto, pois estresse nada mais significa do que mobilização de energia; porém, o estresse excessivo é negativo (conhecido tecnicamente por distresse) e prejudica a emissão, o que se observa através de cansaço vocal, falta de resistência, rouquidão e - ar na voz -; também pode ocorrer perda de notas da tessitura.
Fumo
É de conhecimento comum que o fumo é altamente nocivo para a laringe, principalmente para cantores. Entre tantos outros efeitos, o fumo causa irritação direta no trato vocal, pigarro, inflamação da região laríngea, tosse e aumento da secreção viscosa. Lembre-se de que existe uma alta correlação entre o tabagismo e o desenvolvimento do câncer, particularmente na laringe e nos pulmões. Aconselhamos os cantores a abandonarem este hábito, considerando não só a saúde vocal, mas a qualidade de vida como um todo.
Álcool
Os líquidos não passam pela laringe, mas o álcool, principalmente os destilados (pinga, vodca e uísque), estão intimamente associados ao desenvolvimento do câncer. O consumo freqüente de bebidas alcoólicas provoca edema, inchaço das pregas vocais e irritação de toda laringe. O álcool fermentado (vinho e cerveja) é o menos irritante. Evite beber antes de cantar. Abandone o mito de que um conhaque antes de cantar melhora a voz.
Mudanças constantes de professor de canto
É sempre importante freqüentar aulas de canto, mesmo se você já se considera um cantor pronto e formado. Nós não nos ouvimos como os outros nos ouvem e, além de toda a instrução técnica do professor de canto, ele representa um ouvido exterior confiável para lhe oferecer uma avaliação de como anda realmente a sua voz. Faça aulas periódicas e, principalmente, procure não ficar mudando de professor o tempo todo, em busca de progressos rápidos e espetaculares. Os professores usam recursos diferentes e mudar constantemente de linha de aprendizado pode prejudicar a voz. A construção de uma voz cantada é um processo de desenvolvimento lento que exige paciência e dedicação.
Os principais hábitos nocivos:
Pigarrear
O ato de pigarrear é um atrito entre as pregas vocais; este roçar forte e agressivo pode contribuir para o aparecimento de alterações nas pregas vocais, pois o atrito provoca irritação e descamação do tecido.
Falar muito
O excesso de fala, principalmente em emissão continuada é prejudicial para a laringe, pois submete o aparelho vocal a um esforço prolongado; nessas situações, o risco de se desenvolver uma lesão é também maior. Quando o uso continuado de fala ou canto se fizer necessário, procure, em seguida, descansar a voz pelo mesmo período.
Falar cochichando ou sussurrando
Embora, aparentemente, cochichar ou sussurrar possa sugerir relaxamento das pregas vocais, na verdade este é um ato de extrema força que pode, até mesmo, ser mais lesivo que falar com a sonoridade habitual.
Gritar
Falar em voz muito forte ou gritar é utilizar a laringe em sua força máxima; evidentemente, o desgaste é maior e bem mais rápido nessas situações, cansando a voz rapidamente e aumentando o risco do aparecimento de lesões na superfície das pregas vocais, ou até mesmo de hemorragias submucosas. Os gritos devem ficar restritos à situações absolutamente necessárias.
Realizar competição sonora
Falar em locais barulhentos constitui competição sonora, ou seja, você tende a elevar o volume de voz num esforço para se comunicar, na tentativa reflexa de vencer o ruído do fundo; o pior de tudo é que você geralmente nem percebe o quanto está se esforçando.
Falar fora de sua freqüência habitual
Todos apresentamos uma freqüência de voz que nos identifica e que é chamada de freqüência habitual. Enquanto falamos ou cantamos estamos constantemente variando a freqüência de nossa emissão, porém existe um valor médio onde nossa voz se situa. Alguns cantores tendem a usar a freqüência do canto (geralmente mais aguda) na própria fala, o que representará um abuso vocal, além de soar artificial. Procure usar sua voz, do modo mais natural possível, fora das apresentações.
Imitar sons, vozes e ruídos
Alguns cantores, pelo controle vocal desenvolvido, ou mesmo por dom, apresentam facilidade de imitar sons, vozes de outras pessoas e ruídos. É muito difícil fazer essas manobras e ruídos vocais sem lesar o aparelho fonador, o que determina que a maioria dos imitadores fiquem com sensação de ardor e irritação após acabar suas imitações. Desta forma, se você não tem certeza de que consegue fazer imitações sem se prejudicar, evite-as.
Ingerir cafeína em excesso
A cafeína é encontrada no café, nos chás de ervas e também em refrigerantes dietéticos; além de estimulante, a cafeína favorece o refluxo gastroesofágico, ou seja, o líquido ácido do estômago vem em forma de jato, como uma azia, para na boca, podendo ser desviado para a laringe. O refluxo, por sua composição química, é extremamente irritante para as sensíveis mucosas da laringe. Se você tem o hábito de cafezinhos freqüentes, use o descafeinado.
Ambientes secos
A redução da umidade do ar causa o ressecamento do trato vocal, induzindo uma produção de voz com esforço e tensão. É como se um sistema mecânico altamente potente tivesse que funcionar sem lubrificação de seus componentes. Se sua permanência em locais com ambiente seco (por exemplo, ao viajar para cidades cuja umidade relativa do ar é pequena, ambientes com ar condicionado etc.) for inevitável, procure se hidratar tomando vários copos com água em temperatura ambiente.
Descanso inadequado
Cantar é um ato de extremo gasto energético e os cantores chegam até mesmo a perder peso durante as apresentações. A energia da laringe é recuperada através do descanso, mais especificamente através do sono. A voz nunca está boa depois de uma noite maldormida. A laringe recarrega sua energia principalmente através do descanso. Programe-se para dormir o suficiente.
Estresse
Um certo estresse é positivo para o canto, pois estresse nada mais significa do que mobilização de energia; porém, o estresse excessivo é negativo (conhecido tecnicamente por distresse) e prejudica a emissão, o que se observa através de cansaço vocal, falta de resistência, rouquidão e - ar na voz -; também pode ocorrer perda de notas da tessitura.
Fumo
É de conhecimento comum que o fumo é altamente nocivo para a laringe, principalmente para cantores. Entre tantos outros efeitos, o fumo causa irritação direta no trato vocal, pigarro, inflamação da região laríngea, tosse e aumento da secreção viscosa. Lembre-se de que existe uma alta correlação entre o tabagismo e o desenvolvimento do câncer, particularmente na laringe e nos pulmões. Aconselhamos os cantores a abandonarem este hábito, considerando não só a saúde vocal, mas a qualidade de vida como um todo.
Álcool
Os líquidos não passam pela laringe, mas o álcool, principalmente os destilados (pinga, vodca e uísque), estão intimamente associados ao desenvolvimento do câncer. O consumo freqüente de bebidas alcoólicas provoca edema, inchaço das pregas vocais e irritação de toda laringe. O álcool fermentado (vinho e cerveja) é o menos irritante. Evite beber antes de cantar. Abandone o mito de que um conhaque antes de cantar melhora a voz.
Mudanças constantes de professor de canto
É sempre importante freqüentar aulas de canto, mesmo se você já se considera um cantor pronto e formado. Nós não nos ouvimos como os outros nos ouvem e, além de toda a instrução técnica do professor de canto, ele representa um ouvido exterior confiável para lhe oferecer uma avaliação de como anda realmente a sua voz. Faça aulas periódicas e, principalmente, procure não ficar mudando de professor o tempo todo, em busca de progressos rápidos e espetaculares. Os professores usam recursos diferentes e mudar constantemente de linha de aprendizado pode prejudicar a voz. A construção de uma voz cantada é um processo de desenvolvimento lento que exige paciência e dedicação.
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